29 minutos sobre o Brasil, e o que aconteceu no banheiro

Bruno Carvalho dormia com a cabeça encostada no vidro do ônibus, a boca entreaberta, um resto de Jorge & Mateus escapando baixinho dos fones caídos sobre o peito. Fazia três meses que tinha saído de um contrato temporário como técnico de manutenção, e agora estava ali, no ônibus executivo da linha São Paulo–Foz do Iguaçu, ao lado dos dois amigos que tinha feito num curso técnico dois anos antes: Diego Ferreira, ex-soldado do Exército recém-voltado de um curso de reciclagem em Foz do Iguaçu, e Thiago Nogueira, estudante de medicina que só estava ali porque o voo dele para o Recife saía de Curitiba. Eram cinco e quarenta e cinco da tarde do dia 21 de agosto de 2015.

Um homem tinha entrado no banheiro do ônibus uma hora e meia antes. Saiu sem camisa, um fuzil nas mãos, uma mochila que até ali escondera nove carregadores, um estilete, uma garrafa de combustível e um revólver preso na cintura. Queria terminar aquela viagem com o maior número possível de corpos.

Um passageiro sentado perto do banheiro tentou detê-lo. Derrubaram-no no chão em segundo e meio, e alguém o puxou pelo braço até o banco vizinho, longe do alcance dos tiros. Foi então que um professor de geografia chamado Amadou Diallo — brasileiro, filho de imigrantes senegaleses, voltando de um congresso em Cascavel — se levantou e pulou em cima do atirador para arrancar o fuzil dele. Por um instante quase conseguiu: segurou o cano, puxou, sentiu a arma ceder um pouco. Foi quando o atirador sacou o revólver das costas e atirou nele por trás. A bala atravessou o pulmão e saiu perto do pescoço. Amadou caiu entre duas poltronas, e o sangue começou a escorrer pelo carpete cinza, encharcando aos poucos o tecido puído.

O estampido acordou Bruno.

Abriu os olhos e viu o cobrador correndo pelo corredor rumo à frente do ônibus, gritando alguma coisa no rádio do veículo. Atrás dele, o homem sem camisa já tinha recolhido o fuzil do chão. Diego, ao lado de Bruno, não perdeu tempo com frases: só disse "corre" e empurrou-o pelo ombro.

Não deu para pensar em plano nenhum. Bruno se levantou e foi direto para cima do homem com o fuzil, o cheiro de pólvora ainda pairando no ar do corredor estreito. Diego e Thiago vieram atrás.

Bruno agarrou o atirador e o prensou contra a parede entre dois bancos. O homem revidou com o estilete entre os dedos — cortou o pescoço de Bruno, o rosto, quase decepou o polegar. O sangue pingava na camisa dele, na parede, no chão, e Bruno não soltava. Diego chegou um segundo depois, arrancou o fuzil das mãos do atirador e o usou como barra para prendê-lo contra o assento. Thiago e um passageiro paraguaio, Rodrigo Benítez, que vinha sentado duas fileiras atrás, pularam também e seguraram as pernas do homem. Em menos de dois minutos ele estava imobilizado, rendido, sangrando da testa.

Só depois entenderam o tamanho do que tinham evitado. O atirador tentara disparar o fuzil bem na hora em que Bruno estava em cima dele — a arma travou. Ele ainda carregava um segundo revólver, mas não teve tempo de puxá-lo.

Bruno não sabia de nada disso enquanto corria pelo corredor; só viu gente em perigo, e isso bastou pras pernas se moverem antes de qualquer pensamento. As mãos tremiam, o corte no pescoço ardia como fogo, mas assim que a briga acabou, alguma coisa do treinamento de primeiros socorros do serviço militar voltou sozinha, sem ele nem chamar. Viu Amadou caído, perdendo sangue rápido demais, o rosto já meio cinzento. Se agachou ao lado dele, entendeu que gaze nenhuma ia segurar aquilo, e enfiou dois dedos direto no ferimento para comprimir a artéria. O gosto de sangue e metal ficou na boca por dias. O passageiro que tinha apanhado primeiro se arrastou de volta, ainda dolorido, e segurou as pernas de Amadou para o corpo não se mexer. Bruno ficou ali, agachado, os dedos fincados na carne, os joelhos grudando no carpete encharcado, até o ônibus parar no posto de pedágio de Guarapuava, onde o motorista — que já tinha acionado o socorro pelo rádio — esperava com a equipe médica na porta.

Foi por isso que Amadou continuou vivo.

Ninguém morreu naquele dia. Três dias depois, o governador do Paraná entregou a Bruno, a Diego, a Thiago e a Rodrigo uma medalha de honra ao mérito civil. Amadou recebeu a mesma homenagem semanas depois, quando teve alta do hospital.

Um mês depois de voltar pra casa, Bruno estava na feira do Bexiga, em São Paulo, numa sexta à noite, quando alguém o esfaqueou quatro vezes numa briga que não tinha nada a ver com ele — um desconhecido, discussão boba por vaga de estacionamento. Desde o ônibus ele evitava lugar cheio, ficava sempre de costas pra parede, media com o olho onde ficavam as saídas; achava graça amarga de ter sobrevivido a um fuzil só pra se sentir nervoso numa feira de rua. Foi ali, entre as barracas de pastel e as bancas de roupa, que a faca entrou: uma no coração, outras no pulmão e no fígado. Cirurgia aberta, seis semanas internado, em isolamento. Sobreviveu também a isso.

Hoje Bruno tem trinta e um anos. No verão dá aula de stand-up paddle em Ubatuba; no inverno, educação física. Uma vez por ano, perto do dia 21 de agosto, o telefone toca e é Diego, ligando de Curitiba. Duas frases, sempre as mesmas: "Tô lembrando você da data." E Bruno responde: "Eu sei."

Desliga o telefone, senta na areia com os cotovelos nos joelhos e fica ali, catando os fiapos soltos da barra da bermuda, até o mar parar de fazer barulho na cabeça dele.

Rate article
29 minutos sobre o Brasil, e o que aconteceu no banheiro